A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFMA DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA SOBRE AS DIFICULDADES E DESAFIOS DE PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Roney de Sousa Resumo

Palavras-chave:

Administração., Evasão escolar, Políticas Educacionais

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com discentes do curso superior em Administração do IFMA, campus São João dos Patos, no ano de 2023. O objetivo central da pesquisa foi analisar os desafios e dificuldades enfrentados por esses estudantes para permanência no curso de Administração. Para essa análise, foram considerados os seguintes aspectos: o perfil socioeconômico dos estudantes, o exercício de atividade remunerada e a conciliação com os estudos, evasão escolar e as políticas de assistência estudantil da instituição. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, através da aplicação de questionário e entrevistas tanto com discentes que estão cursando quanto os que estão evadidos do curso de Administração. Os sujeitos da pesquisa foram discentes do terceiro ao oitavo período, assim como alunos evadidos da instituição. Através desta análise é possível observar que a evasão escolar é um fenômeno complexo e resultado de diversos fatores, a exemplo de questões sociais, econômicas. Além disso, há uma relação direta entre educação, trabalho e políticas educacionais, considerando que a inserção no mercado de trabalho se configura como uma alternativa de sobrevivência para a maioria dos discentes analisados, diante da vulnerabilidade e baixa abrangência das políticas educacionais. Nessa direção, fatores como baixa frequência, reprovações e dificuldades de acompanhar disciplinas devido ao trabalho foram apontados pelos sujeitos da pesquisa como principais causas de abandono do período letivo e/ou curso de Administração do IFMA de São João dos Patos. À luz dessa problemática, convém destacar que a elevada carga de trabalho, o cansaço físico e dificuldades de estabelecer uma rotina de estudos fora do horário de aula provoca sentimentos de frustração e ansiedade o que interfere na saúde

 

 emocional dos discentes. A partir dos resultados apontados, destaca-se o combate à evasão escolar como essencial para um ensino inclusivo. As políticas de apoio estudantil, através de bolsas e participação em atividades remuneradas oferecem um importante suporte econômico para permanência na instituição. Assim como a aplicação de pesquisas como estratégias de identificação e combate às causas da evasão.

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Publicado

2024-09-02