RELATÓRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2003 A 2017

Autores

  • Neise Marino Cardoso IMESSM
  • Dayane de Freitas de Lourdes

Palavras-chave:

educação superior, políticas públicas, políticas educacionais

Resumo

Introdução: Este trabalho constituí-se em um relatório que objetiva realizar a revisão sobre as políticas públicas para a educação superior do sistema brasileiro. Os dados destacados ao longo deste trabalho elucidam dimensões e aspectos relevantes da trajetória dos presidentes eleitos e descrevem os contornos das políticas educacionais, nesse sentido será descrito no texto o período dos mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva que compreendem os anos de 2003 até 2011. Na sequência o relatório descreve as políticas públicas para a educação superior no governo da presidente Dilma Rousseff (2011-2016), a mesma teve o mandato interrompido pelo impeachment tendo como sucessor Michel Temer que legislou no período de 2016 a 2017. Objetivos: Ofertar uma educação que possibilite a aproximação com a teoria social crítica, o acesso e a permanência de jovens da classe trabalhadora nas escolas e universidades públicas; intensificar da mobilização de setores populares da sociedade para reivindicar melhorias e ampliação do sistema educacional; , manter estreita articulação com as agências representantes do grande capital - Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional (FMI); expandir do ensino superior seja ele presencial ou à distância, privado, público e do ensino profissional. Metodologia: Compreende-se por políticas públicas educacionais o conjunto de ações que objetivam estruturar e direcionar os rumos de um país gerando melhorias e qualidade para a população. O Brasil ressignificou suas políticas educacionais e avançou na oferta de educação, porém ainda necessita de muitos avanços para completar o atendimento à população vulnerável. Para tanto, foram elencados de forma cronológica as ações criadas nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer, as quais destacaram-se na história do Brasil por promoverem o acesso ao nível superior. Resultados e Discussão: O governo do presidente Lula direcionou suas ações nas questões sociais e sensibilizou-se com os grupos mais pobres. com base nas informações do Ministério da Educação, o referido governo investiu fortemente na criação de
condições de ingresso e construção de universidades pública. Uma das ações criada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o Programa Universidade para Todos- PROUNI, que concedeu bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de educação superior constituindo-se em uma oportunidade para alunos de baixas renda egressos da rede pública. Durante a presidência de Lula e de sua sucessora do partido dos trabalhadores foram criadas 18 universidades e 173 campus universitarios estendendo o atendimento de 505 mil alunos para 932 mil estudantes. Essas ações dos governos petistas (2003-2016), ofertou uma educação que possibilitou, minimamente, a aproximação com a teoria social crítica, o acesso e a permanência de jovens da classe trabalhadora nas escolas e universidades públicas, a intensificação da mobilização de setores populares da sociedade para reivindicar melhorias e ampliação do sistema educacional. Os governos Lula e Dilma representaram dentro do período democrático brasileiro uma significativa mudança em alguns referenciais no que diz respeito à educação superior. Considerações finais: Por fim, inferimos que o referido contexto social, econômico, político e educacional resgatou a dualidade da educação brasileira que se expressa na oferta da educação de forma distinta e desigual para as classes sociais com nítido recorte de raça, assim como acarretou o esvaziamento ontológico - compreendido como redução da educação a instrumento a serviço do capital-, flexibilização do currículo e precarização das condições de trabalho docente.

Biografia do Autor

Dayane de Freitas de Lourdes

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2018) com pesquisa na linha de formação de professores; é membro do grupo de pesquisa: Docência e memória social, ação política de sujeitos envolvidos na docência e no exercício de cargos políticos eletivos (2019); possui Licenciatura presencial em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT (2002);cursou Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UNEMAT (2009); Cursou Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário FAVENI-UNIFAVENI (2024). É especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Salgado de Oliveira (2004); também é Especialista em Orientação Acadêmica pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT ( 2008); Cursou o extinto Magistério no ano de (1997); coordenou o Programa Educação Inclusiva: direito a diversidade no município polo de Pontes e Lacerda (ano 2004), da Secretaria Municipal de Educação-SEMEC; possuí experiência com ensino superior na atuação enquanto orientadora acadêmica na formação de Professores em pedagogia pela UNEMAT período de 2005 a 2010. Participou da elaboração das provas do seletivo para a Educação Infantil em Pontes e Lacerda (ano 2014). Atua na educação desde o ano de 1998 com experiência em sala de aula na Educação infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. É professora Efetiva da Educação Básica do Município de Pontes e Lacerda desde o ano 2000 até os dias atuais; Professora Efetiva da Educação Básica do Estado de Mato Grosso desde o ano de 2011 até os dias atuais; Atuou como diretora escolar na Escola Estadual Vale do Guaporé em Pontes e Lacerda de 2012 a 2015. Atuou na Coordenação do Programa de Inclusão na Secretaria de Educação de Pontes e Lacerda-SEMEC; atuou na coordenação local e Assessoria Pedagógica do Programa União Faz a Vida parceria Prefeitura Municipal de Pontes e Lacerda e Cooperativa de crédito Sicredi (2018-2019), programa que promove a metodologia ativa no estado. No presente momento sou a ministrante e palestrante convidada da sala de formação dos educadores no Centro de Educação Vereador Oriel Mendes Lucas onde atuo (ano 2021). Publicou a obra "Oliva Enciso: professora pioneira na política em Mato Grosso" (2021). Possuí participação com um capítulo na obra "Mulheres e identidades: Epistemologias do Sul, mulheres, territórios e identidades junto às pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Atualmente continua no Ensino Fundamental 1 e na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2024-09-04