POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL
Palavras-chave:
educação, educação integral, políticas públicasResumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o conceito de política pública e as políticas públicas educacionais nacionais que regem a implementação da educação integral no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo principal conceito de política pública e as políticas públicas educacionais nacionais que regem a implementação da educação integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base no método da hermenêutica fenomenológica. Neste estudo utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados enfatizam que a prática da educação integral promove a equidade, o direito de todos em aprender com oportunidades educativas diferenciadas a partir da interação que é promovida por meio dos recursos, espaços, saberes que são condições fundamentais para o enfrentamento das desigualdades sociais. Podemos concluir que é importante refletirmos sobre a educação integral que é oferecida nas escolas públicas, sobre a contribuição que as políticas públicas criadas trazem para a ampliação e implementação da oferta da jornada escolar, e ainda analisar de que forma esta ampliação de tempo na escola tem contribuído para a efetivação de garantir com qualidade o direito à educação, e ainda o que o oferecimento da educação integral tem colaborado para o processo ensino-aprendizagem do aluno.