POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

Autores

  • Magali Rogge Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Graziela Breitenbauch de Moura Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Palavras-chave:

educação, educação integral, políticas públicas

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o conceito de política pública e as políticas públicas educacionais nacionais que regem a implementação da educação integral no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo principal conceito de política pública e as políticas públicas educacionais nacionais que regem a implementação da educação integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base no método da hermenêutica fenomenológica. Neste estudo utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados enfatizam que a prática da educação integral promove a equidade, o direito de todos em aprender com oportunidades educativas diferenciadas a partir da interação que é promovida por meio dos recursos, espaços, saberes que são condições fundamentais para o enfrentamento das desigualdades sociais. Podemos concluir que é importante refletirmos sobre a educação integral que é oferecida nas escolas públicas, sobre a contribuição que as políticas públicas criadas trazem para a ampliação e implementação da oferta da jornada escolar, e ainda analisar de que forma esta ampliação de tempo na escola tem contribuído para a efetivação de garantir com qualidade o direito à educação, e ainda o que o oferecimento da educação integral tem colaborado para o processo ensino-aprendizagem do aluno.

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Publicado

2024-09-05