RELAÇÃO ENTRE O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 14 E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO
Palavras-chave:
Educação Ambiental Marinha e Costeira, ODS 14, PlásticoResumo
Dentre os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) apresentados na Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável é referenciada no (ODS14). O (ODS14) está presente nos livros didáticos (LD) de Ciências Naturais (CN) do Ensino Básico pertencente ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e está atrelado ao tema transversal denominado Educação Ambiental Marinha e Costeira (AEMC). Contudo, as abordagens utilizadas nos (LD) nem sempre se encontram em conformidade com as propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta pesquisa teve como objetivo avaliar coleções de (LD) dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) de (CN) quanto a frequência e forma de apresentação de abordagens associadas ao ODS14. Esta pesquisa consistiu em uma investigação de caráter quantitativo e qualitativo utilizando nove coleções de (LD) dos anos finais do (EF) de (CN). As etapas de desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas com a leitura integral dos temas associados a AEMC/ODS14 utilizando coleções de (LD) aprovados pelo PNLD/2020 e análise dos conteúdos de propostos. Os critérios utilizados para a avaliação quantitativa dos (LD) foram fundamentados na presença e frequência de temas associados a (EAMC). Com relação a avaliação qualitativa dos temas abordados, foi analisada a forma de textual, as atividades propostas e formas avaliativas. De acordo com os resultados obtidos, ao finalizar a análise quantitativa de 9 coleções de (LD) dos anos finais do (EF) de (CN), foi constatada a restrita ocorrência de abordagens associadas ao (EAMC/ODS14). O único tema abordado em todos os anos finais do (EF) de (CN) foi associado ao plástico, microplástico e seus impactos, com uma maior porcentagem no 6º Ano (60%) e nos demais anos entre 30% e 10%. Com relação a forma em que os temas foram explorados, majoritariamente ocorreram na forma de texto com imagens ilustrativas. Não foram detectadas propostas inovadoras que agregassem conhecimentos que promovessem efetivamente aquisição e conhecimento aos estudantes. Foi constatada a restrita ocorrência de abordagens associadas ao (EAMC/ODS14) em nove coleções de (LD) dos anos finais do (EF) de (CN). Os (LD) são uma das principais ferramentas pedagógicas utilizadas pelos docentes e discentes ao longo de todo o Ensino Básico, deste modo, é imprescindível a revisão dos conteúdos e formas de abordagem que integrem estudos relacionados a (EAMC/ODS14).