CONSTRUINDO UMA ESCOLA PARA TODOS

O PAPEL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Priscilla Pinzetta Universidade Cidade de São Paulo( Unicid)

Palavras-chave:

Inclusão, Gestão Democrática, Deficiência

Resumo

A gestão democrática na educação desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão dos estudantes com deficiência. Historicamente, a educação de pessoas com deficiência enfrentou diversos desafios, desde a segregação até a marginalização. No entanto, ao longo do tempo, a perspectiva da inclusão escolar ganhou força, e a gestão democrática tornou-se uma parte essencial desse processo. As políticas e legislações foram implementadas para garantir que os estudantes com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade em escolas regulares. Essa abordagem visa não apenas à igualdade de oportunidades, mas também o pleno desenvolvimento do potencial de cada um, independentemente de suas diferenças. A pesquisa nesse campo tem o objetivo compreender melhores práticas e os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Ao aprimorar o perfil da gestão democrática, podemos construir um sistema educacional mais inclusivo e igualitário, onde todos os estudantes tenham a possibilidade de contribuir para a sociedade de maneira significativa. A metodologia seguirá a abordagem qualitativa, combinando métodos bibliográficos, análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas que possibilitará uma compreensão abrangente e aprofundada do tema. A pesquisa será conduzida na Escola Municipal de Educação Básica Rachel de Queiroz, localizada em Diadema, a gestão democrática é evidenciada pela eleição dos diretores, onde os candidatos elaboram seu projeto de trabalho que é apresentado à comunidade escolar. A votação desempenha um papel crucial, pois permite que todos os membros tenham voz ativa na escolha dos gestores educacionais. Em suma, esse trabalho visa investigar o processo de eleição escolar e analisar como essa prática democrática influência as políticas e a implementação de medidas inclusivas contribuindo para um ambiente educacional mais justo, igualitário e acolhedor, construindo assim, uma escola verdadeiramente para todos.

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Publicado

2024-09-04