PRÁTICAS PARA ENGAJAR ALUNOS NO APRENDIZADO DE FÍSICA

EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÃO MEDIADAS POR TECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Física, Experimentação, Plataforma de simulação

Resumo

O ensino de Física na Educação Básica frequentemente enfrenta desafios, com alunos questionando a relevância dos conceitos abstratos apresentados em sala de aula para suas vidas diárias. A falta de conexão entre teoria e prática pode tornar o processo de aprendizagem desafiador, resultando em altas taxas de reprovação e desinteresse pela disciplina. Para contornar esses problemas, a integração de métodos experimentais e simulações mediadas por tecnologias educacionais digitais surge como uma solução promissora. Santos e Dieckmann (2019), revelam que a ausência de práticas em laboratório e a subutilização de tecnologias no ensino de Física desestimulam os alunos, reforçando a importância de uma abordagem mais prática e interativa. Nessa mesma direção, Souza e Castro (2018), asseveram que atividades experimentais permitem aos alunos visualizar e compreender melhor os fenômenos físicos, além de contribuírem para o desenvolvimento de habilidades e competências científicas. Associado a experimentação, autores como Kenski (2007), Seymour Papert (2008), Moran (2012), Soffner (2022), defendem a utilização de tecnologias para tornar o ensino dinâmico e atrativo, facilitando a compreensão dos conceitos e despertando o interesse dos alunos. Nesse contexto, os professores desempenham um papel crucial, sendo necessário que estejam capacitados para integrar efetivamente as novas tecnologias em suas práticas. A pesquisa visa responder à questão de como os alunos percebem a utilização de experimentos e simulações nas aulas de Física e de que forma isso contribui para o aprendizado da disciplina. Trata-se de uma pesquisa em andamento, inserida em um projeto de mestrado de natureza qualitativa, e está sendo desenvolvida em um colégio particular no município de Palmas-TO. Foram desenvolvidos e aplicados experimentos e simulações durante as aulas de Física, com o uso da plataforma digital Phet. Esses experimentos serão desenvolvidos em dois conteúdos “Termometria” e “Calorimetria”, precedida de uma teorização concomitante a práticas experimentais e, uma simulação. Os experimentos propostos têm como propósito principal a elaboração de um compêndio de sequências didáticas destinadas a serem utilizadas por docentes em suas práticas educativas. O uso dessas ferramentas não apenas visa complementar a teoria, mas também promover uma compreensão mais prática e lúdica dos conceitos físicos. Os resultados da pesquisa evidenciam que a inclusão de experimentos e simulação nas aulas de Física emergem como estratégia eficaz para enriquecer o processo de ensino, conferindo-lhe maior atratividade e dinamismo. Os alunos demonstraram uma resposta positiva, caracterizada por um incremento notável no entusiasmo e na motivação, ao serem expostos a essas práticas interativas. Destaca-se, ainda, a percepção compartilhada entre os estudantes de que tais abordagens proporcionaram uma visualização mais concreta e aplicável dos conteúdos estudados, resultando em um aumento do interesse e da pertinência percebida da disciplina. Em síntese, o uso de metodologias diferenciadas durante as aulas de Física apresentou benefícios para a aprendizagem dos alunos, estabelecendo uma conexão tangível entre a disciplina e o mundo real. Essa constatação sugere que tal abordagem pode contribuir para o aumento do interesse dos estudantes pela disciplina, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades para sua formação acadêmica e profissional.

Biografia do Autor

Diego Monteiro de Queiroz, UFT - Campus Palmas

Mestrando em Ensino em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), licenciado em Matemática pela Universidade Vale do Rio Verde (Unincor), 2009; bacharel em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC), em 2008 e Especialização em Matemática Financeira e Estatística pela Faculdade do Noroeste Mineiro (FINOM), em 2011. Sou professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins - SEDUC TO desde 2011 e do Colégio UPERIMM, desde 2013. Estou lotado na Gerência de Mídias Educacionais e Acompanhamento aos Centros de Mídias SEDUC-TO e atuo na formação de professores em uso de Recursos Educacionais Digitais (REDs) e Ambientes Virtual de Aprendizagem (AVA).

Janeisi de Lima Meira, UFT - Campus Arraias

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2018), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012), possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008), graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência, com ênfase em Educação Matemática no ensino de matemática e língua portuguesa nos ensinos Básico e Superior. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Cursos de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde, e ProfMat. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática na Formação de Professore - GEPEMFOR/CUAR/UFT.

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Publicado

2024-09-04