EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E DIREITOS DAS MULHERES

UM PROJETO DE ENSINO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Pereira UFMA

Palavras-chave:

Direitos das Mulheres, Escolas Públicas, Santana do Maranhão, Violência contra a Mulher

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar as ações de um projeto de ensino, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher do município de Santana do Maranhão/MA, cujo objetivo é promover oficinas em escolas públicas municipais, sobre os tipos de violência contra a mulher, ampliando, assim, o escopo de conhecimento das adolescentes e jovens sobre relacionamentos abusivos e outras formas de violência. A cidade de Santana do Maranhão, inserida na Região do Baixo Parnaíba Maranhense, tem dificuldade de acesso a uma rede de serviços de apoio à mulher vítima de violência; dentre eles, destaca-se a falta de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e de uma Defensoria Pública. Esse contexto torna vulneráveis as mulheres que vivenciam essa realidade em seus cotidianos, contribuindo para a subnotificação dos casos. Assim, tendo em vista esse contexto, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, vem realizando campanhas e ações desde agosto de 2022. Desse diálogo próximo entre a universidade e a gestão municipal, surgiu a ideia de propor um projeto de ensino voltado para as escolas, com objetivo de promover conscientização sobre esses tipos de violência, além de difundir conhecimentos acerca dos direitos das mulheres através da educação. Almeja-se capacitar professores para lidarem com questões de gênero e sexualidade de forma sensível e respeitosa, por meio da sensibilização e educação das/dos estudantes, a partir de palestras, filmes, discussões em sala de aula e atos públicos. As oficinas visam criar um ambiente educacional inclusivo, pautado pela igualdade de gênero, nos Direitos Fundamentais da Pessoa Humana, ampliando o debate sobre as formas de violência contra às mulheres. Sendo assim, as formações baseiam-se em uma educação engajada no processo de construção de uma sociedade menos desigual, inserida em um mundo pluridiverso.

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Publicado

2024-09-04