O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS NO BRASIL

Autores

  • Geani Machado Dalcim UNIVILLE

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica, Formação Continuada, Comunidade de Aprendizagem

Resumo

A formação continuada de professores é um tema constante nas políticas públicas educacionais, porém há um aspecto que muitas vezes não recebe a mesma atenção: a formação dos coordenadores pedagógicos, que atuam como mediadores e articuladores do desenvolvimento docente. Esta pesquisa se propõe a aprofundar a discussão sobre a formação desses profissionais, destacando a importância de uma abordagem colaborativa entre coordenadores, professores, gestores e instituições educacionais. Utilizaremos conceitos que tratam do processo formativo da coordenação pedagógica em uma perspectiva colaborativa, considerando principalmente as ideias de Francisco Imbernón (2009, 2010, 2016), Marcelo (2009), Almeida e Placco (2001, 2009, 2016), Gatti (2016), Pereira e Placco (2018) e Gouveia e Placco (2013), que discutem os processos de formação da coordenação pedagógica. Definido o tema e ponderada a justificativa desta pesquisa qualitativa, realizamos, baseados no “estado do conhecimento”, mapeamento para compreendermos como o tema está sendo discutido na literatura acadêmica, reunindo as produções científicas de Mestrado e Doutorado, no depositório da CAPES, na área educacional brasileira, nos últimos cinco anos. Os resultados esperados desta pesquisa apontam para a necessidade de políticas públicas mais eficazes que promovam uma formação contínua centrada na colaboração, considera a comunidades de prática entre coordenadores pedagógicos como uma solução promissora para fortalecer a troca de conhecimento e incentivar uma abordagem mais integrada na educação. A relevância desse estudo está no potencial das produções existentes, que possibilitam a reflexão e novas abordagens sobre o tema. Em conclusão, esta pesquisa pretende contribuir para o avanço das práticas educativas, sendo base teórica e investigativa para a formação continuada de coordenadores pedagógicos e redes de ensino.

Downloads

Publicado

2024-07-29