JOGOS DE LINGUAGEM E ARTEFATOS CULTURAIS

CONVERGÊNCIAS ENTRE LUDWIG WITTGENSTEIN E MICHEL DE CERTEAU

Visualizações: 0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1353

Palavras-chave:

Michel de Certeau, Ludwig Wittgenstein, Cultura, Linguagem

Resumo

Este artigo explora as interseções entre as obras intelectuais de Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951) e Michel de Certeau (1925 – 1986), com foco nos conceitos de "jogos de linguagem" e "artefatos culturais". Por meio de uma revisão de literatura, será examinado como esses conceitos se relacionam e como as trajetórias intelectuais de ambos os autores contribuíram para suas formulações. O objetivo é demonstrar que a noção de artefato cultural converge com a de jogos de linguagem, oferecendo novas perspectivas tanto para a filosofia quanto para os estudos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Bechtlufft Bade, Universidade Católica de Petrópolis

Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis. Aluno especial do Programa de Pós-graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação. 

 

Leandro Couto Carreira Ricon, Universidade Católica de Petrópolis

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade EnsinE. Professor Formador da Universidade de Pernambuco. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria da História e Educação.

Referências

ARRUDA JÚNIOR, Gerson Francisco. 10 Lições sobre Wittgenstein. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

BUARQUE, Virgínia A. Castro. A Epistemologia “negativa” da Michel de Certeau. Trajetos, vol. 5, n. 9/10, p. 231-247, 2007.

CERTEAU, Michel de. A operação histórica. In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: Novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976, pp. 17-48.

CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. trad. Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 1995 [original de 1974].

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2022 [original de 1975].

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. trad. Ephrain Ferreira Alves. Petrópolis: Editora Vozes, 2014 [original de 1980].

CERTEAU, Michel de. The capture of speech & other political writings. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1997 [original de 1968].

CUNHA, Juliana Blasi; MESQUITA, Wania Amélia Belchior. “Sempre é bom recordar que não se deve tomar os outros por idiotas”: algumas considerações a respeito da proposta teórica de Michel de Certeau para análise das práticas sociais cotidianas. Synthesis, vol. 12, n. 2, p. 13-24, 2019.

DOSSE, François. História do estruturalismo. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

DOSSE, François. Michel de Certeau: El caminante herido. México: Universidad Iberoamericana, 2003.

IMAGUIRE, Guido & SCHIRN, Matthias. Estudos em Filosofia da Linguagem. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

LYCAN, William G.. Filosofia da Linguagem: uma introdução contemporânea. trad. Desidério Murcho. Lisboa: Edições 70, 2019.

SANTANA, Diana Patrícia Ferreira de. A Questão Ética nas Considerações de Wittgenstein. Informe Econômico, vol. 35, n. 2, p. 90-93, 2015.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 3ed. São Paulo: Edutira Cultrix, 1971.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Cadernos 1914-1916. trad. João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 1998.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1999 [primeira publicação: 1953].

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. trad. Luiz Henrique Lopes dos Santos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010 [original de 1921].

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Bade, L. H. B., & Ricon, L. C. C. (2024). JOGOS DE LINGUAGEM E ARTEFATOS CULTURAIS: CONVERGÊNCIAS ENTRE LUDWIG WITTGENSTEIN E MICHEL DE CERTEAU. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1353

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.