EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Visualizações: 66

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1198

Palavras-chave:

Formação docente, movimentos identitários, revisão bibliográfica

Resumo

Este escrito tem como objetivo analisar as relações entre identidade docente e formação de professores no Programa Residência Pedagógica (PRP) a partir da compreensão como os trabalhos científicos abordam essa interface. É um estudo de revisão bibliográfica. Os descritores utilizados foram: identidade docente; preceptor; Residência Pedagógica; formação de professores. As bases de dados consultadas foram: Portal de Periódicos da CAPES (PPC) ; Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (CTDC) ; Education Resources Information Center (ERIC). Os trabalhos passaram por um processo de filtragem obedecendo os seguintes critérios: publicação entre os anos de 2015 a 2023; textos que foram revisados por pares; temas ligados aos objetivos da busca. Ao todo foram selecionados 20 trabalhos. Os estudos apontam o papel fundamental da ação dos preceptores na constituição identitária dos residentes, mas inexistem trabalhos que mostrem as contribuições da preceptoria para o movimento identitário do preceptor. Considerando que a educação é um caminho de via dupla, há de se investigar como os preceptores podem passar por movimentos identitários a partir da vivência no PRP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Azevedo de Brito, Universidade Estadual do Ceará

Professor da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Licenciado em Ciências Biológicas. 

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará

rofessora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação. Pedagoga.

Leiliane Frota Correia Lima, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Mestre em Educação. Licenciada em Química.

Referências

ALBUQUERQUE, Eduarda Cristina dos Santos Albuquerque; NEGRÃO, Felipe da Costa. Pesquisas sobre alfabetização científica em processos de formação de professores. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 3, n. 4, p. 113–127. 2021. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/257. Acesso em: 09 mar. 2024.

BABANOĞLU, M. Pinar; AĞÇAM, Reyhan. Turkish EFL Teacher Candidates’ Early Teacher Identity. Asian Journal of Education and Training, v. 5, n. 2, p. 386-391. 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1224697. Acesso em: 02 jan. 2024.

BARRETTO, Lara Gabriela Lima; BRITO, Assicleide da Silva; LIMA, Carolina de Oliveira Cerqueira. O prazer de experienciar a residência pedagógica em um subprojeto interdisciplinar. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 04, n. 11, p. 1-15, jan./dez., 2023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/14063. Acesso em: 02 jan. 2024.

BENSON, Alan. Migrant Teachers and Classroom Encounters: Processes of Intercultural Learning. London Review of Education, v. 17, n. 1, p. 1–13. 2019. Disponível em: https://uclpress.scienceopen.com/hosted-document?doi=10.18546/LRE.17.1.01 . Acesso em: 02 jan. 2024.

BRASIL. Portaria Gab nº 82, de 26 de abril de 2022. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PIRP. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf . Acesso em: 19 out. 2022.

ÇELİK, Özkan; YORULMAZ, Alper; ÇOKÇALIŞKAN, Halil; Pre-service primary school teachers’ beliefs about the consistency of the teacher training program on the formation of their teacher identity. International Online Journal of Education and Teaching (IOJET), v. 8, n. 2, p. 1279-1290. 2020. Disponível em: https://acikerisim.mu.edu.tr/xmlui/handle/20.500.12809/9869 . Acesso em: 02 jan. 2024.

CIAMPA, Antonio da Costa. A estória do Severino e a história da Severina – um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DA SILVA, Francisco das Chagas. Contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores da educação básica. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino) – Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, p. 121, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10731086. Acesso em: 02 nov. 2023.

DA SILVA, Kassia Oliveira; BARROS, Eduardo; SANTOS, Shirlley Melo da Luz; DA SILVA, Edgar Duarte; GOMES, Érica Cupertino. Relato de experiência na formação da identidade docente. Revista Desafios, v. 7, n. Supl. RP-UFT, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/download/8814/16697 . Acesso em: 07 dez. 2023.

DIMITROFF , Andrea; DIMITROFF , Ashley. New Beginnings: Trials and Triumphs of Newly Hired Teachers. Eurasian Journal of Applied Linguistics, v. 4, n. 2, p.135–153. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327898701_New_Beginnings_Trials_and_Triumphs_of_Newly_Hired_Teachers. Acesso em: 07 dez. 2023.

FRASER, William J.. Filling Gaps and Expanding Spaces-Voices of Student Teachers on Their Developing Teacher Identity. South African Journal of Education, v. 38, n. 2, mai. 2018. Disponível em: http://www.scielo.org.za/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0256-01002018000200007. Acesso em: 04 jan. 2024.

FREITAS, Bruno Miranda. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55637. Acesso em: 01 dez. 2023.

KARABAY, Aysegul. An Investigation of Perspective Teachers' Views Regarding Teacher Identity via Metaphors. Eurasian Journal of Educational Research, Issue v. 65. 2016. Disponível em: https://dergipark.org.tr/tr/download/article-file/622500 . Acesso em: 02 dez. 2024.

LIRA, Edvaldo Santos de; MEDRADO, Betânia Passos; COSTA, Walison Paulino de Araújo. Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 19, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32851. Acesso em: 02 dez. 2023.

MARIA, Liliane Sant’Anna de Souza. Fios que entrelaçam a formação docente para Educação de Jovens e Adultos: narrativas de normalistas do CIEP 341 no município de Queimados-RJ. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, p. 99, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10005. Acesso em: 02 dez. 2023.

MONTEIRO, J. H. L. ; QUEIROZ, L; C. ; ANVERSA, A. L. B.; SOUZA, V. F. M. SOUZA. O programa residência pedagógica: dialética entre a teoria e a prática. Holos, Ano 36, v.3, e9545, 2020. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9545. Acesso em: 02 dez. 2023.

MOREIRA, Ana Paula; PASSOS, Marinez Meneghello. Para licenciandos em matemática participantes do programa residência pedagógica: o que é formação de professores? Revista Docência no Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e023813, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/23813. Acesso em: 02 dez. 2023.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques Therrien. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul.-dez. 2004. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 02 dez. 2023.

PAPPA, S. A case study of three Finnish pre-service teachers’ emotions and understanding of CLIL during an online practicum. Latin American Journal of Content & Language Integrated Learning, v. 14, n. 1, p. 41-68. 2021. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1326317.pdf. Acesso em: Acesso em: 02 dez. 2023.

RODRIGUES, JÉSSICA PIRES. A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, Programa de Pós-Graduação em Educação, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55637. Acesso em: 02 dez. 2023.

SANTIAGO, R. M. B.; CRUZ, C. R. da. A importância da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores: reflexões a partir dos programas institucionais e estágio curricular. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 6, p. 368–379. 2023. DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.997.

SANTOS, Mikaella Rocchigiani Magnavita dos. Constituição da identidade de professores de Ciências no contexto do Programa de Residência Pedagógica. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, Ilhéus, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13599729. Acesso em: 03 jan. 2024.

SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano. Representações sociais sobre ser professor e o processo de (re)construção da identidade docente: um estudo no curso de Licenciatura em Química da UFAC - Rio Branco. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, p. 285, 2021. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/71913. Acesso em: 02 dez. 2023.

TRACZ, Susan M.; BEARE, Paul; TORGERSON, Colleen. A Longitudinal Case Study of a School-University Partnership for Training Teachers. Journal of School Administration Research and Development. Journal of School Administration Research and Development, v. 3, n. 1. 2018. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1190935.pdf. Acesso em: 02 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-28

Como Citar

Brito, D. A. de, Silva, S. P., & Lima, L. F. C. (2024). EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1198