POLÍTICA PÚBLICA PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PORTARIA Nº 82/2022

Visualizações: 6

Autores

  • Joao Pedro da Rosa Ribeiro Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0009-0000-9210-1412
  • Muriel Pinto Universidade Federal do Pampa
  • Ronaldo Bernardino Colvero Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1029

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Portaria Nº 82/2022, Núcleo Geografia, Formação de Professores

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é uma política pública educacional brasileira. A mesma tem o intuito de fomentar as práticas pedagógicas de alunos de licenciatura de instituições de ensino superior públicas e privadas. Já houveram 3 edições, da policy em estudo. Esta pesquisa visou conhecer a realidade do Programa Residência Pedagógica – Núcleo Geografia da Universidade Federal do Pampa. O programa em questão está ancorado e regula-se a partir da Portaria Nº 82/2022. Em específico, buscou-se saber se os atores reconhecem suas atribuições baseadas nesta normativa. Foram acessadas respostas de 3 dos 4 atores que compõem o programa, ou seja, Coordenador Institucional, Docente Orientador e Preceptor. Ao todo, foram coletados dados de 1 Coordenador Institucional, 2 Docentes Orientadores e 4 Preceptores. Assim, para recolher as informações citadas, fez-se uso de questionário. Para compor a interpretação, usou-se a análise de conteúdo. Entre os resultados obtidos, estão o conhecimento integral da normativa por parte de um dos Docentes Orientadores e parcialmente por parte do outro. Já sobre os Preceptores, dois identificam de modo integral suas atribuições, um de modo parcial e outro apenas um de seus deveres. Por parte da Coordenação Institucional, a mesma disse conhecer todos os seus deveres e ressaltou a importância de conhecer a normativa para o desenvolvimento seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Pedro da Rosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa

Aluno do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Muriel Pinto, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Ronaldo Bernardino Colvero, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa.

Referências

BRASIL. Projeto de Lei do Senado Nº 227/2007. Senado Federal: Brasília, 2007.

______. Portaria Nº38/2018. Ministério da Educação: Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf Acesso em: set. 2023.

______. Portaria Nº259/2019. Ministério da Educação, Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/19122019-portaria-259-regulamento-pdf Acesso em: set. 2023.

______. Portaria Nº 82/2022. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf Acesso em: set. 2023.

______. Edital Nº 24/2022. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/29042022_Edital_1692979_Edital_24_2022.pdf Acesso em: set. 2023.

______. Edital Nº 24/2022 – Resultado Final. Ministério da Educação: Brasília, 2022. Acesso em set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/resultados-dos-editais/05092022_Edital_1794069_SEI_CAPES___1793630___Edital24_22.pdf Acesso em: set. 2023.

______. Programa Residência Pedagógica. Ministério da Educação: Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica#:~:text=O%20Programa%20de%20Resid%C3%AAncia%20Pedag%C3%B3gica,aperfei%C3%A7oamento%20da%20forma%C3%A7%C3%A3o%20inicial%20de Acesso em: set. 2023.

FARIA, Juliana Batista; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? R. Educ. Públ. Cuiabá v. 28 n. 68 p. 333-356 maio/ago, 2019.

FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla da Silva. Residência Pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de Linguagens, v.10, n.1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/31448 Acesso em: set. 2023.

SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas: diagnósticos de problemas, recomendações de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

_______________. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro da; Cruz, Shirleide Pereira. A Residência Pedagôgica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Ribeiro, J. P. da R., Pinto, M., & Colvero, R. B. (2024). POLÍTICA PÚBLICA PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PORTARIA Nº 82/2022. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1029

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)