QUEM SOMOS NÓS? LEVANTAMENTO DO CONCEITO DE HUMANO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Visualizações: 302

Authors

  • Lucas da Costa Lage Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-0119-9926
  • Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Keywords:

Conceito de Humano, Revisão Sistemática, Pesquisa, Educação

Abstract

O conceito de humano assume uma natureza mutável que contempla aspectos diversos durante as épocas, a partir dessa perspectiva compreender as nuances da formulação desse conceito possibilita vislumbrar a forma como o mesmo é aplicado e trabalhado nos diversos setores da sociedade. Sendo assim, esse trabalho visa mapear a utilização do conceito de humano em dissertações produzidas nos programas de pós-graduação brasileiro entre os anos de 2000 a 2022. Seguindo a metodologia qualitativa, utiliza-se a análise de conteúdo proposta por Bardin o qual considera essencial a constituição analítica por meio das etapas. Desse modo, notou-se que os autores que estão mais relacionados são de origens e narrativas eurocêntricas, por outro lado, encontra-se novas perspectivas advindas de autores decoloniais, que denotam em outros olhares acerca do conceito.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALYRIO, Rovigati Danilo. Métodos e Técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro : Fundação CECIERJ, 2009.

AMORIM, Marília. Vozes e silêncio no texto de pesquisa em ciências humanas. Cadernos de pesquisa, p. 07-19, 2002.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 7ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BARDIN, Laurence. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do Ensino Médio, etapa I - Caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica [autores: Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

CABRAL, Maria Danielly da Silva. A experiência de psicólogos que exercem sua ação clínica numa perspectiva fenomenológica existencial. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2009.

CARDOSO, Pablo Ribeiro. Biotecnologias e super-heróis: aproximações pós-humanistas. 2018. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CHEMELLO, Oscar Roberto. Ressurreição da carne: salvação para as (de) formações do corpo em tempos de pós-humano. 2010. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

COELHO, André Magalhães. O SER HUMANO COMO IMAGEM DE DEUS UMA ANÁLISE TEOLÓGICA DO DUALISMO ANTROPOLÓGICO NO DISCURSO RELIGIOSO DA COMUNIDADE CRISTÃ PAZ E VIDA. 2017. [103 folhas]. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .

CONCEIÇÃO, Jessica Grava da. A perspectiva do negro: uma possibilidade de pensar a diáspora no Brasil. 2015. 163 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.

DA CRUZ, Bruno Lorenzatto Parreira. [en] A FILOSOFIA ANTI-HUMANISTA DE MICHEL FOUCAULT: questões sobre história e liberdade. 2012. Dissertação de Mestrado.Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologias científicas no caminho de Habermas. 7. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012.

FANON, F. (2008). Pele negra, máscaras brancas. (Renato da Silveira, Trad.). Salvador:

EDUFBA. (Obra original publicada em 1952).

FARIAS, Tarcisio Fagner Aleixo. O conceito de trabalho nos manuscritos econômico-filosóficos de Karl Marx. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.

FAVERO, Roberto Carlos. Humanismo: uma releitura existencial de Albert Camus e Jean Paul Sartre. Dissertação (mestrado) - Universidade do Vale do Rio do Sinos. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. 2006.

FRANCINI, Ana Carolina Macena. Os limites insondáveis entre o humano e o animal: Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2014

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

GEE, James Paul. What Is a Human?: Language, Mind, and Culture. Springer Nature, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

HOOKS, Bell. Mulheres negras: moldando a teoria feminista. Revista Brasileira de Ciência Política, p. 193-210, 2015.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras, 2020.

LIBRELOTTO, Gicélia. Dignidade da pessoa humana: reflexões jurídicas e filosóficas sobre o conceito. 2017. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

MENEGHEL, Fernando. Crítica caseira. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação em Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. 2002.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima. Um ensaio sobre a cegueira: covid-19 e a humanização das ciências da natureza. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 2, p. 71-81, 2020.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.

PYDD NECHI, L. Educação Histórica e Religião: Aproximações a partir de um Estudo da Consciência Histórica de Jovens Alunos. 2011. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

REMÍGIO, Luan José Silva. O conceito de psicologia em humano, demasiado humano I. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

SANTOS, Genivaldo de Souza. O conceito de humanismo nas diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2008. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um Ocidente não-ocidentalista? A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. In.: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paulo. (orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 519-562.

SANTOS, Boaventura de Souza. MARTINS, Bruno Sena. O pluriverso dos Direitos Humanos: a diversidade das lutas pela dignidade/ Boaventura de Souza Santos, Bruno Sena Martins (organizadores). - 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. (Epistemologias do Sul:2)

SANTOS, Bruno Barbosa Dos. O Conceito De Vida Nua Em Giorgio Agamben Uma Leitura Pelo Viés Dos Direitos Humanos. 2018.

SOLON FREIRE, Patrocínio. Pedagogia da práxis: o conceito do humano e da educação no pensamento de Paulo Freire. 2010. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

SOUZA, Solange Jobim; ALBUQUERQUE, Elaine Deccache Porto. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 7, p. 109-122, 2012.

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? 1. ed. Tradução: Sandra R. Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

TEIXEIRA, Enise Barth. A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em questão, v. 1, n. 2, p. 177-201, 2003.

VIEIRA, Marcelo Aparecido. Fundamentação da filosofia na crítica da razão pura: regras metodológicas. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

ZABALA, Tereza Cristina. Humanismo integral e desenvolvimento sustentável: somos mais do que iguais, somos todos irmãos. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

Published

2023-02-22

How to Cite

da Costa Lage, L., & Dalmo Varallo Lima de Oliveira, R. (2023). QUEM SOMOS NÓS? LEVANTAMENTO DO CONCEITO DE HUMANO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Interdisciplinary Studies Journal, 4(5), 59–76. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/458

Similar Articles

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.