A GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SÃO PAULO
UM OLHAR EXPLORATÓRIO
Palavras-chave:
Aprendizagem organizacional, Conversão do conhecimento, Gestão do conhecimento, Inovação, UniversidadeResumo
Resumo: Este estudo investigou a aplicação da gestão do conhecimento (GC) como estratégia para aprimoramento contínuo dos processos educacionais em universidades públicas paulistas. A pesquisa adotou abordagem qualitativa por meio de estudo de caso múltiplo, utilizando análise documental e bibliográfica como técnicas de coleta de dados. O referencial teórico foi estruturado com base em autores clássicos da GC, como Nonaka e Takeuchi, além de conceitos de aprendizagem organizacional e conversão do conhecimento. Os resultados demonstraram um ambiente rico em processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento, conduzidos principalmente pela capacitação da força de trabalho. Identificou-se forte apoio institucional à difusão do conhecimento, embora haja lacunas na integração entre os repositórios informacionais e as ferramentas de gestão do conhecimento. A discussão apontou que, apesar da produção intensa de conhecimento, há fragilidade na retenção institucional desse capital intelectual. Conclui-se que o alinhamento estratégico entre práticas de GC e os processos universitários pode contribuir para o desenvolvimento de vantagem competitiva e fortalecimento das universidades como organizações do conhecimento.