DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PERCEPÇÃO DAS MÃES
Palavras-chave:
diagnóstico precoce, educação especial, percepção das mães, transtorno do espectro autistaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente estudado e redefinido ao longo dos anos, com impacto direto na compreensão e no diagnóstico. O diagnóstico atual é baseado em déficits na comunicação e interação social, além da presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento. A identificação precoce dos sinais é fundamental, e a família desempenha um papel essencial nesse processo. No entanto, a aceitação do diagnóstico pode ser desafiadora, exigindo adaptações na rotina e busca por atendimentos especializados. Esta pesquisa investigou as percepções maternas sobre os primeiros sinais do transtorno observados em seus filhos, bem como as mudanças na dinâmica familiar após o diagnóstico. Foram participantes 12 mães de estudantes com TEA. A análise qualitativa dos dados revelou categorias como atrasos na fala, dificuldades na interação social, comportamentos repetitivos, hipersensibilidade sensorial e seletividade alimentar. Os resultados evidenciaram que todas as mães relataram hiperfoco nos filhos e que os sinais precoces mais mencionados incluíram dificuldades na comunicação e interação social, além de comportamentos específicos como andar na ponta dos pés e evitar contato visual. Os achados reforçam a importância da disseminação de informações sobre o transtorno, do fortalecimento das redes de apoio e da ampliação de políticas públicas. Além disso, destaca-se a necessidade de novos estudos que aprofundem a compreensão das experiências familiares, contribuindo para estratégias mais eficazes de acolhimento e intervenção para crianças com o diagnóstico