REVISIONISMOS E NEGACIONISMOS NA INTERNET

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

Ditadura Militar Brasileira, Ensino de História, Revisionismos e Negacionismos, Tecnologias Digitais

Resumo

Com o avanço das tecnologias digitais houve grande divulgação de informações via internet, porém, as narrativas revisionistas e negacionistas da História também acabam circulando na rede, alcançando inúmeras pessoas que acabam as tomando como verdades. Tais narrativas chegam também nas salas de aula, trazendo grandes desafios para o ensino de História. Este trabalho tem o objetivo de apresentar alguns desafios causados pelas narrativas revisionistas e negacionistas, e de que forma elas podem ser utilizadas para pesquisa histórica via tecnologias digitais. O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de trabalhos que investigam os revisionismos e negacionismos na História, além da pesquisa em plataformas digitais onde essas informações circulam. A proposta é refletir sobre como as narrativas revisionistas e negacionistas podem estimular a pesquisa nas aulas de História, que utilizando-se das tecnologias digitais, podem fomentar a investigação, fazer denúncias, e até mesmo a divulgação dos resultados via vídeos, podcasts, redes sociais, e outros. Ao propor a pesquisa com as narrativas trazidas da internet pelos estudantes, a partir de suas próprias experiências, o ensino de História pode proporcionar uma aprendizagem crítica e reflexiva sobre o que circula na rede.

Biografia do Autor

Robson Rodrigo Debona Pereira da Fonseca, UNIVILLE

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e mestrado em Ensino de História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2021). Atualmente é doutorando em Educação na Universidade da Região de Joinville e faz parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias (GECDOTE). Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Tempo Presente e Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação. 

Marly Krüger de Pesce, UNIVILLE

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação de Letras- licenciatura da Universidade da Região de Joinville - Univille. Líder do Grupo de Pesquisa GECDOTE e integrante do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Investiga temas sobre tecnologias digitais; práticas educativas, ensino médio e letramentos digitais.

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Publicado

2025-05-17