REVISIONISMOS E NEGACIONISMOS NA INTERNET
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Ditadura Militar Brasileira, Ensino de História, Revisionismos e Negacionismos, Tecnologias DigitaisResumo
Com o avanço das tecnologias digitais houve grande divulgação de informações via internet, porém, as narrativas revisionistas e negacionistas da História também acabam circulando na rede, alcançando inúmeras pessoas que acabam as tomando como verdades. Tais narrativas chegam também nas salas de aula, trazendo grandes desafios para o ensino de História. Este trabalho tem o objetivo de apresentar alguns desafios causados pelas narrativas revisionistas e negacionistas, e de que forma elas podem ser utilizadas para pesquisa histórica via tecnologias digitais. O trabalho consiste em uma revisão bibliográfica de trabalhos que investigam os revisionismos e negacionismos na História, além da pesquisa em plataformas digitais onde essas informações circulam. A proposta é refletir sobre como as narrativas revisionistas e negacionistas podem estimular a pesquisa nas aulas de História, que utilizando-se das tecnologias digitais, podem fomentar a investigação, fazer denúncias, e até mesmo a divulgação dos resultados via vídeos, podcasts, redes sociais, e outros. Ao propor a pesquisa com as narrativas trazidas da internet pelos estudantes, a partir de suas próprias experiências, o ensino de História pode proporcionar uma aprendizagem crítica e reflexiva sobre o que circula na rede.