COMPARATIVO ENTRE O PNE 2001-2010 E O PNE 2014-2024
ANÁLISE DAS METAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Inclusão, PNEResumo
Este trabalho analisa as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) nos períodos de 2001-2010 e 2014-2024, focando nas categorias e metas estabelecidas para a educação infantil e o ensino fundamental. A metodologia empregada inclui uma revisão de literatura e análise documental, permitindo um comparativo das propostas e avanços em cada ciclo. Os resultados indicam que, enquanto o PNE de 2001-2010 priorizou a universalização do acesso e a qualidade do ensino, o PNE de 2014-2024 busca aprofundar a inclusão e a equidade, refletindo mudanças socioculturais e políticas. A discussão revela que, apesar dos avanços, ainda existem desafios significativos, como a formação de professores e a adequação das escolas às necessidades de todos os alunos. Conclui-se que, para garantir o sucesso das metas estabelecidas, é essencial um compromisso contínuo com a formação e a infraestrutura educacional.