COMPARATIVO ENTRE O PNE 2001-2010 E O PNE 2014-2024

ANÁLISE DAS METAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sandy Souza Mota Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Danieli Rossini Santos Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Elisabete Souza Mothe Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Fabiana Rodrigues Battista Costa Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Fabiane Batista da Macena Centro Universitário Vale do Cricaré
  • José Roberto Gonçalves de Abreu Centro Universitário Vale do Cricaré
  • Vinicius da Silva Freitas Centro Universitário Augusto Motta

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Inclusão, PNE

Resumo

Este trabalho analisa as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) nos períodos de 2001-2010 e 2014-2024, focando nas categorias e metas estabelecidas para a educação infantil e o ensino fundamental. A metodologia empregada inclui uma revisão de literatura e análise documental, permitindo um comparativo das propostas e avanços em cada ciclo. Os resultados indicam que, enquanto o PNE de 2001-2010 priorizou a universalização do acesso e a qualidade do ensino, o PNE de 2014-2024 busca aprofundar a inclusão e a equidade, refletindo mudanças socioculturais e políticas. A discussão revela que, apesar dos avanços, ainda existem desafios significativos, como a formação de professores e a adequação das escolas às necessidades de todos os alunos. Conclui-se que, para garantir o sucesso das metas estabelecidas, é essencial um compromisso contínuo com a formação e a infraestrutura educacional.

Biografia do Autor

Sandy Souza Mota, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC),

Danieli Rossini Santos, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC),

Elisabete Souza Mothe, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC),

Fabiana Rodrigues Battista Costa, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

Fabiane Batista da Macena, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando(a) em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC).

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Augusto Motta

Doutor em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Downloads

Publicado

2025-05-17