O USO DE TIRINHAS EM QUADRINHOS PARA A PRODUÇÃO DE QUESTÕES E ATIVIDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Aprendizado, Cultura, Ensino de Química, Quadrinhos, TirinhasResumo
Os quadrinhos podem ser inseridos no ensino formal, não formal e informal, proporcionando uma abordagem inovadora e interdisciplinar. Seja por meio da criação de tirinhas ou da utilização de materiais já existentes, essa ferramenta possibilita um aprendizado mais significativo e interativo. O uso de histórias em quadrinhos em formato de tirinhas tem se mostrado uma ferramenta didática eficaz no ensino de Química. A partir da combinação entre elementos visuais e narrativos, as tirinhas permitem a simplificação de conceitos abstratos, facilitando a aprendizagem e tornando o conteúdo mais acessível e envolvente para os alunos. No contexto brasileiro, a utilização de quadrinhos nativos na educação pode ser incentivada por meio de materiais didáticos e pesquisas acadêmicas, como esta, que apontam sua eficácia na mediação do ensino com cultura e criatividade.