REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS E EGRESSOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA CIDADE DE MANAUS

Autores

  • Cristiane Rodrigues de Oliveira Universidade Estácio do RJ /UNESA
  • Jorge Felipe Fonseca Moreira Universidade Estácio do Rio de Janeiro/UNESA

Palavras-chave:

Educação, Formação Continuada;, Representações Sociais, Qualificação Profissional em Saude

Resumo

A educação profissional em enfermagem busca na construção da cidadania e no fortalecimento das bases profissionais, entender a educação como parte do cotidiano e da transformação profissional. Neste sentido, o objetivo de nossa investigação é compreender que representações sociais dos profissionais de enfermagem envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, possuem em relação à formação continuada nos cursos de qualificação profissional em saúde em Manaus. O recurso metodológico escolhido é a análise do discurso de Eni Orlandi. Os dados serão coletados, a partir de entrevista semiestruturada, e perguntas abertas. O estudo objetiva um olhar sobre as representações sociais, na perspectiva dos teóricos Serge Moscovici e Denise Jodelet, no tangente a educação em saúde. O estudo adentrará sobre o ensino e aprendizado na educação continuada, além de incluir uma pesquisa descritiva bibliográfica. Justifica-se o estudo por abordar as representações sociais dos professores e egressos desta formação e assim termos um panorama aproximado desta área de atuação, sendo importante para estudos posteriores na área na cidade de Manaus. Os resultados da pesquisa servirão para construir um melhor embasamento científico para que profissionais de educação na área da saúde, possam aprimorar não só suas intervenções docentes, mas também adequar material didático e ações extraclasse, não apenas para atender as expectativas dos discentes, mas garantir uma melhor qualificação para técnicos e enfermeiros de Manaus.

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Publicado

2025-05-17