BENEFÍCIOS DA DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Autores

  • Leticia de Souza Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE
  • Camila da Cunha Nunes
  • Tamily Roedel

Palavras-chave:

Crianças, Dança, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

A dança, enquanto recurso multifacetado na formação humana, possibilita a vivência de sentimentos positivos. Além das modalidades de dança já consolidadas, a dança movimento terapia tem ganhado destaque. Como atividade mediadora, a dança contribui para o desenvolvimento de crianças com autismo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar o impacto da dança, em conjunto com a musicalização, como ferramenta de estímulo para crianças autistas. A música, utilizada como estratégia terapêutica, favorece o desenvolvimento de funções cognitivas essenciais para a comunicação, tais como atenção, concentração, organização e habilidades que são pré-requisitos para o desenvolvimento da fala, além do contato visual e da atenção compartilhada, aspectos que frequentemente apresentam limitações em indivíduos com autismo. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, estabelecendo relações e confrontos entre a literatura encontrada. O autismo manifesta-se de maneiras distintas em cada indivíduo, mas geralmente compromete a capacidade de comunicação, interação social e habilidades comportamentais, manifestando comportamentos estereotipados. Nesse contexto, a dança pode ser uma aliada no desenvolvimento de indivíduos com TEA, proporcionando à criança a oportunidade de explorar seu corpo, interagir com o outro e vivenciar o senso de coletividade. A dança pode auxiliar na comunicação e no desenvolvimento global, promovendo uma melhor qualidade de vida e facilitando as atividades cotidianas. Além disso, a prática da dança estimula o desenvolvimento da interação social, linguagem, comportamento imaginativo e habilidades motoras.

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Publicado

2025-05-17