DIDÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marcos Adriano Barbosa de Novaes Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

ensino da matemática, ensino aprendizagem, didática da matemática

Resumo

A didática compreendida como campo da educação que estuda e organiza os métodos e as estratégias de ensino, tenciona apontar os aspectos que interferem na aprendizagem das crianças e por conseguinte refletir sobre os meios e as condições que favorecem o processo de aquisição de conhecimento. No que se refere a didática do ensino do componente curricular da matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, o processo pedagógico deve promover a construção de uma base sólida de conhecimentos matemáticos nas crianças. Dito isso, deve partir dos conhecimentos prévios, pois, as crianças já chegam à escola com experiências matemáticas como noções de quantidade, contagem, medidas. Esta pesquisa objetiva discutir a didática do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologicamente, recorreu-se a pesquisa bibliográfica orientada pela abordagem qualitativa. Nesse sentido, o ensino da matemática recorre aos recursos concretos e lúdicos, o uso de materiais manipuláveis como blocos lógicos, ábacos, tampinhas, jogos adaptáveis para matemática que podem contribuir para tornar o conteúdo mais acessível e significativo. Somado a isso, a didática da matemática deve promover sobre atividade que estimulam o interesse, a participação, estimular a prática de resolução de problemas e o raciocínio lógico. Nesta investigação, procurou-se desenvolver atividades que propiciassem a resoluções de situações reais trabalhando com problemas contextualizados desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade e a argumentação. Além disso, recorreu-se a jogos tradicionais, a exemplo do jogo da trilha e sua adaptação para o ensino de matemática envolvendo as quatro operações tornando o processo de aprendizagem mais significativo. Utilizou-se também o jogo de aplicativo Crossmath destinado ao exercício da matemática composto de diversos níveis, a saber: fácil, médio, difícil e expert, neste momento, foi executado o planejamento com progressão do jogo com o desenvolvimento gradativo do grau de dificuldade. Com vista a reforçar o desenvolvimento do raciocínio lógico executou-se também o jogo de dama, nesta atividade, as crianças foram capazes de antecipar jogadas, planejar movimentos, prever as ações do seu adversário, desenvolver o pensamento sequencial e formular hipóteses, habilidade fundamentais também na resolução de problemas matemáticos. Em síntese, existem diversas estratégias para o ensino da matemática na atualidade que podem contribuir para tornar a aprendizagem mais atrativa para as crianças, a exemplo de: resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática, o uso de computadores (Software), celulares (aplicativos), jogos matemáticos. Por fim, o ensino da matemática deve valorizar não apenas o resultado, mas também o processo, considerar a forma de pensar formulada pela própria criança, mais importante do que acertar é compreender o raciocínio por trás das operações e conceitos, nesse sentido, os “erros” devem ser vistos como parte do processo de aprendizagem e oportunidade para reflexão isso ajuda a desenvolver autonomia e flexibilidade de pensamento matemático.

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Publicado

2025-05-17