DESAFIOS EDUCACIONAIS NA INSERÇÃO DA TECNOLOGIA COMO PARTE DO PROCESSO DA EDUCAÇÃO 10 ANOS DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Política Pública, Tecnologias

Resumo

O presente trabalho busca identificar as principais barreiras que foram criadas na inserção de tecnologias digitais nas escolas que está sendo implementada apresentada no estado de Mato Grosso, iniciativas como o projeto "Educação 10 anos" com o objetivo de aprimorar os índices educacionais até 2032. Inicialmente se mostra como uma política pública educacional necessária, mas que também traz desafios consideráveis. Docentes enfrentam dificuldades em adaptar metodologias, além de resistências e inseguranças decorrentes da falta de formação contínua. Por sua vez, os alunos, embora "nativos digitais", lidam com a sobrecarga de informações e a utilização majoritariamente não educacional das tecnologias. A desigualdade no acesso e na infraestrutura tecnológica agravam esses problemas.

Biografia do Autor

Gabriel Avelino Padovan, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Pós-graduando pela Universidade do Estado do Mato Grosso.

Michele Talita Ogawa, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Pós-graduanda pela Universidade do Estado do Mato Grosso.

Aline Wendpap Nunes de Siqueira, Universidade Federal do Estado do Mato Grosso (UFMT)

Pós-Doutora e Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Bacharela em Comunicação Social e Licenciada em Artes Visuais.

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Publicado

2025-05-17