O DILEMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
DO TETO INSTITUCIONAL AO POLÍTICO-IDEOLÓGICO CONSERVADOR
Palavras-chave:
Educação Étnico-racial, Pedagogia Histórico Crítica, marxismo, ACDResumo
Na aproximação entre teorias pedagógicas marxistas e a Educação das Relações Étnico-raciais, pudemos conceber a PHC (Pedagogia Histórico Crítica) enquanto concepção mais plausível para a condução analítica proposta. Assim definido, partimos das DCN-ERER (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação para as Relações Étnico-raciais), analisando os categóricos relacionados ao tema economia, a fim de iniciarmos nossas empreitadas de pesquisas educacionais acerca da subjetividade e a objetividade no escopo dos estudos materialistas histórico-dialéticos. A ACD (Análise Crítica do Discurso) parte como referencial metodológico, sendo a busca por descritores nominais a ferramenta de localização das menções desejadas. A produção discursiva promoveu os movimentos interpretativos para a compreensão da ERER na materialidade histórica, inserindo as diretrizes em contextos educativos percebidos como conservadores. Ao transicionar o fim da História para o atual momento neoliberal, concluímos a necessidade de uma educação para fins revolucionários que contemplem uma ERER contestadora das relações raciais nascidas e perpetuadas na acumulação primitiva colonial.