O DILEMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

DO TETO INSTITUCIONAL AO POLÍTICO-IDEOLÓGICO CONSERVADOR

Autores

  • Dayana da Silva Ferreira UERJ/FEBF
  • Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão UERJ/FEBF

Palavras-chave:

Educação Étnico-racial, Pedagogia Histórico Crítica, marxismo, ACD

Resumo

Na aproximação entre teorias pedagógicas marxistas e a Educação das Relações Étnico-raciais, pudemos conceber a PHC (Pedagogia Histórico Crítica) enquanto concepção mais plausível para a condução analítica proposta. Assim definido, partimos das DCN-ERER (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação para as Relações Étnico-raciais), analisando os categóricos relacionados ao tema economia, a fim de iniciarmos nossas empreitadas de pesquisas educacionais acerca da subjetividade e a objetividade no escopo dos estudos materialistas histórico-dialéticos. A ACD (Análise Crítica do Discurso) parte como referencial metodológico, sendo a busca por descritores nominais a ferramenta de localização das menções desejadas. A produção discursiva promoveu os movimentos interpretativos para a compreensão da ERER na materialidade histórica, inserindo as diretrizes em contextos educativos percebidos como conservadores. Ao transicionar o fim da História para o atual momento neoliberal, concluímos a necessidade de uma educação para fins revolucionários que contemplem uma ERER contestadora das relações raciais nascidas e perpetuadas na acumulação primitiva colonial.

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Publicado

2025-05-17