TECNOLOGIAS DIGITAIS, ALGORITMOS E APRENDIZAGENS VISÍVEIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Vicente Henrique de Oliveira Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino de Matemática, Aprendizagens matemáticas, Algoritmos

Resumo

Este ensaio apresenta uma síntese teórica sobre a integração de tecnologias digitais no ensino de Matemática para estudantes do Ensino Fundamental, com ênfase no papel dos algoritmos e das aprendizagens visíveis. A pesquisa reúne os principais achados da literatura acadêmica recente (2020-2024), explorando metodologias inovadoras, desafios de implementação e evidências de impactos positivos. O comparativo obsequia com uma visão abrangente sobre como as tecnologias podem transformar o ensino-aprendizagem matemático, considerando aspectos pedagógicos, tecnológicos e socioeducacionais relevantes para educadores, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais.

Downloads

Publicado

2025-05-17