CARTOGRAFIA APLICADA AO GOOGLE MAPS

EXPLORANDO A CARTOGRAFIA POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS

Autores

  • Paulo Rios Universidade Estadual do Ceará
  • Lucas Nascimento
  • Nubelia Moreira

Palavras-chave:

Geografia, Cartografia, Ensino, Geotecnologias, Tecnologias

Resumo

O presente trabalho se constitui em forma de resumo expandido sobre a experiência de uma metodologia aplicada com estudantes de ensino técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza (IFCE), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Possui o objetivo de apresentar a compreensão do conhecimento sobre o espaço geográfico, na disciplina de Geografia, a partir da construção de mapas pelos discentes com o uso das geotecnologias. Este estudo também faz uma breve reflexão sobre as tecnologias inseridas nas escolas, suas potencialidades e desafios, também aborda a cartografia escolar em sua interação com os conhecimentos da disciplina de Geografia. Dessa forma, os estudantes foram incentivados a construir um mapa de localização dos espaços que conheciam na cidade de Fortaleza – Ceará, indicando: patrimônios históricos, áreas ambientais, bairros onde moram e a instituição de ensino na qual estudam, utilizando a ferramenta “My Maps” (recurso do Google Maps). A experiência possibilitou aos estudantes o conhecimento teórico sobre os elementos principais da cartografia, assim como, a exploração de ferramentas tecnológicas com o uso do Google Maps. Ao oportunizar uma atividade prática contribui para a desmistificação do uso de ferramentas cartográficas digitais acessíveis em sala de aula e, deste modo, possibilita um melhor entendimento sobre espaço geográfico, cartografia escolar e o uso das geotecnologias em sala de aula.

Palavras-chave: Geografia; Cartografia; Ensino; Geotecnologias; Tecnologias.

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Publicado

2025-05-17