A QUESTÃO DA DIDÁTICA ESPECÍFICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
APORTES TEÓRICOS
Palavras-chave:
didática, ensino da filosofia, pedagogiaResumo
O ensino da Filosofia na educação básica apresenta diversos desafios, tanto em sua organização curricular enquanto disciplina quanto em aspectos metodológicos sobre como ensinar o filosofar de forma significativa aos(às) adolescentes. Para a busca de caminhos que se pautem em uma reflexão que inclua a teoria e a prática de forma inter-relacional, a didática mostra-se como possibilidade. Surge então o questionamento sobre o desenvolvimento da didática específica para o ensino filosófico nas escolas. Para investigar essa problemática foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando aportes teóricos de autores(as) nacionais e internacionais que abordam essa temática. Como um estudo preliminar que demanda maiores investigações futuras, identificamos perspectivas que defendem uma profunda relação histórica e ontológica entre filosofia, educação e didática, o que pode se tornar a base para abordagens que partam da problematização filosófica sobre o ensino e a aprendizagem, abarcando elementos da pedagogia e áreas afins, para promoção de um ensino significativo do filosofar.