O PERFIL DO ESTUDANTE DA EJA NO BRASIL
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE DESAFIOS, NECESSIDADES E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
: Educação de Jovens e Adultos, desafios educacionais, Inclusão social, metodologias de ensino, políticas públicasResumo
Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre o perfil dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, na Educação básica, ensino fundamental, abordando seus desafios, necessidades educacionais e perspectivas. A pesquisa foi motivada pela importância da EJA como uma ferramenta de inclusão social e superação das desigualdades e incluir um público tão diversificado. O estudo aponta a evasão escolar, distorção idade-série e recursos pedagógicos adequados como desafios, além de fatores econômico, geográficos e sociais. As necessidades incluem metodologias de ensino diferenciadas e a capacitação contínua dos docentes. As melhorias envolvem as políticas públicas voltadas para a EJA, e promoção da qualificação profissional para o mercado de trabalho. A pesquisa sugere, ainda, a criação de espaços de apoio psicológico e social nas escolas, melhorando o bem-estar dos estudantes e reduzir as taxas de evasão. Aponta novas investigações sobre as práticas pedagógicas mais eficazes para a EJA, visando aprimorar o atendimento e o sucesso educacional dessa modalidade.