BIBLIOTERAPIA

A LEITURA COMO UM RECURSO TERAPÊUTICO PARA O BEM-ESTAR E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Mabel Lopes de Azevedo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Aprendizagem, Biblioterapia, Leitura, Terapia

Resumo

A biblioterapia, entendida como o uso terapêutico da leitura, tem se mostrado como um recurso relevante para a promoção do bem-estar emocional e o fortalecimento de processos de aprendizagem. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar como a biblioterapia pode ser aplicada em ambientes educacionais, contribuindo para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos sujeitos. Por meio de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, foram investigadas produções acadêmicas que discutem a realização da biblioterapia em diferentes contextos. Sendo assim, os resultados demonstraram que a biblioterapia pode auxiliar nas ressignificações, reflexões sobre sentimentos, fortalecimento da autoestima e no estímulo à reflexão crítica, além de favorecer habilidades de linguagem e empatia. Conclui-se que a biblioterapia é uma estratégia interdisciplinar eficaz e acessível, que pode ser amplamente explorada por educadores, terapeutas, bibliotecários e outros profissionais.

Biografia do Autor

Mabel Lopes de Azevedo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Bibliotecária do Sesc Campos-RJ, Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF, desenvolve projetos de Biblioterapia, sendo  Pós Graduada em Administração Financeira, MBA em Business Intelligence, com formação em Biblioteconomia, Licenciatura em Geografia e Tecnólogo em Gestão Financeira . Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE. Atuou de outubro de 2019 a 2021 como estudante pesquisador do Grupo de Pesquisas GeCaPEP-UFRRJ. Objetivando pesquisas pautadas em análises bibliométricas, participando de pesquisas na trilha de Pesquisa de Planejamento Estratégico Pessoal e Coaching. Atuou como avaliadora de projetos na 2 etapa-Habilitação de Projetos de Edital de Cultura Sesc RJ 2022, promovido pelo Sesc/ARRJ, durante o período de 14/12/2021 a 21/12/2021, tendo experiência na área cultural participando na elaboração e execução de atividades relacionadas às áreas de Biblioteca e Literatura.

Downloads

Publicado

2025-05-17