REFLEXÃO E MELHORIA CONTÍNUA NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
UM ESTUDO DOCUMENTAL
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Reflexão, Melhoria Contínua, Práticas Pedagógicas, Análise DocumentalResumo
Como parte de uma pesquisa de mestrado, este estudo investigou o papel da coordenação pedagógica na promoção da reflexão e melhoria contínua em uma escola pública municipal. A análise documental de atas de reuniões foi a metodologia utilizada para compreender as práticas da coordenação pedagógica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza análise de conteúdo para identificar padrões nas práticas da coordenação. Os resultados revelam a importância da coordenação pedagógica em fomentar uma cultura de reflexão sobre as práticas de ensino, incentivando os educadores a analisarem criticamente suas ações e buscarem aprimoramento constante. A coordenação atua como mediadora, facilitando a comunicação e o alinhamento de objetivos entre a equipe escolar, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. A análise das atas demonstra o esforço da coordenação em criar espaços para a troca de experiências e o diálogo reflexivo, possibilitando a construção conjunta de conhecimento e a internalização de novas práticas pedagógicas. A pesquisa destaca que a coordenação pedagógica não atua isoladamente, mas em parceria com a direção, professores e demais membros da equipe, fortalecendo as ações de reflexão e melhoria contínua. Em suma, o estudo enfatiza o papel crucial da coordenação pedagógica na promoção de uma cultura de reflexão e melhoria contínua, que contribui significativamente para a qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional dos educadores na escola pública municipal investigada.