UMA BIOMÉDICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROMOVENDO SAÚDE E ENSINO INVESTIGATIVO

Autores

  • Arianne Santos Medeiros Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlinda Ferreira Gonçalves
  • Arali Aparecida da Costa Araujo

Palavras-chave:

Biomedicina, Educação básica, Práticas pedagógicas, Saúde

Resumo

No contexto da Educação Básica do século XXI, a presença de profissionais da saúde, como os biomédicos, tem se mostrado cada vez mais relevante. A integração desses profissionais no ambiente escolar não só amplia as possibilidades de promoção da saúde, mas também enriquece o processo de ensino-aprendizagem por meio de métodos investigativos. O presente texto baseia-se em uma revisão bibliográfica da literatura e nas práticas bem-sucedidas de uma biomédica em uma escola pública da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Desse modo, o objetivo principal foi explanar como os biomédicos podem atuar eficazmente nas escolas para promover a saúde e o ensino investigativo. O trabalho evidencia o papel do biomédico como promotor de saúde e agente educador, a integração do ensino investigativo ao currículo escolar com o apoio desses profissionais (os biomédicos) e por fim, a apresentação de algumas práticas exitosas que demostram o impacto positivo dessa colaboração para a comunidade escolar. As práticas exitosas apresentadas neste trabalho mostraram como os biomédicos são capazes de criar uma cultura de saúde e investigação científica que beneficia não apenas os estudantes, mas toda a comunidade escolar. Contudo, é importante reconhecer os desafios associados a essa integração e trabalhar para superá-los por meio de colaboração, formação e inovação contínuas. Durante a revisão bibliográfica realizada, não foram encontrados estudos significativos que abordem a presença e a potencialidade do profissional biomédico na Educação Básica o que evidencia uma lacuna na literatura científica sobre o tema.

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Publicado

2025-05-17