CARTILHAS AMBIENTAIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS ALTERNATIVOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Ketlen Vitória Alencar dos Santos Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central
  • Álisson dos Santos Castro Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central https://orcid.org/0009-0006-8857-2418
  • Geovana Maria Barbosa de Paiva Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central
  • Anna Kelly Moreira da Silva Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central

Palavras-chave:

escola, educação ambiental lúdica, prática pedagógica

Resumo

Este trabalho teve como problemática a falta de recursos pedagógicos alternativos e de apoio aos docentes nas aulas práticas e interativas. O objetivo geral foi identificar as ações e recursos utilizados pelos professores da Escola Municipal Pedro Falcão Lopes para promover a educação ambiental em sala de aula. Os objetivos específicos incluíram analisar a metodologia dos docentes, propor estratégias pedagógicas, implementar práticas interdisciplinares e coletar o feedback dos alunos. A metodologia envolveu entrevistas com professores, observação das aulas, análise dos conteúdos relacionados à temática ambiental e dos recursos didáticos utilizados, além da coleta do feedback discente sobre a didática dos docentes. Os resultados mostraram que a didática alternativa não é amplamente utilizada, refletindo uma abordagem limitada e teórica da educação ambiental. Observou-se também a ausência de conteúdos ambientais nas práticas pedagógicas. Em resposta, foram sugeridas técnicas de atividades práticas e interativas, como a produção de cartilhas, buscando envolver os alunos de forma mais significativa. As discussões revelaram que a escassez de recursos e estratégias interdisciplinares compromete a efetividade da educação ambiental na escola. A inserção de práticas interativas demonstrou potencial para estimular a participação e a conscientização dos estudantes. Conclui-se que há necessidade de projetos interdisciplinares e metodologias que valorizem o protagonismo dos alunos. A promoção de atividades práticas pode ampliar o engajamento e tornar o ensino da educação ambiental mais eficaz, superando a limitação atual do ensino puramente teórico adotado pelos docentes.

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Publicado

2025-05-16