FORMAÇÃO CONTINUADA

CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E A REELABORAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Dayana Pereira Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Bianca de Assis Ribeiro Gaspar Universidade Estadual do Norte Fluminense UENF

Palavras-chave:

Educação Especial e Inclusiva, Formação Continuada, Prática Docente

Resumo

Introdução: Indubitavelmente, a formação continuada de educadores se faz extremamente necessária visto que os ajudam a lidarem com situações complexas do dia a dia. Foi a partir dessa visão que uma professora do primeiro seguimento do Ensino Fundamental buscou por uma formação continuada de Educação Especial e Inclusiva na modalidade Educação a Distância (EaD) pelo Consórcio CEDERJ. Objetivo: Apresentar como o curso de Educação Especial e Inclusiva contribui para a reelaboração da prática docente, promovendo a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e capaz de garantir a inclusão dos alunos no ambiente escolar. Metodologia: A metodologia adotada baseou-se em aulas teóricas e práticas, rodas de conversas, análise de estudos de caso e reflexões individuais e coletivas, visando integrar conceitos de inclusão e práticas pedagógicas ressignificadas para atender a todos no ambiente escolar. Resultados: Todo o processo culminou com a reformulação da prática docente a qual viabilizou maior segurança e autonomia diante das situações vivenciadas no processo de inclusão. Por fim, vale destacar que antes do curso a educadora considerava-se insegura diante da sua prática diária no processo de inclusão educacional. Porém, ao terminar a capacitação, ela se mostrou confiante, determinada e cheia de expectativas. Conclusão: Portanto, a qualificação oferecida pela Fundação CECIERJ reformulou toda a prática docente, a qual na atualidade a faz buscar pela individualização e a personalização do ensino, com a finalidade de garantir o respeito aos limites e às necessidades de cada discente.

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Publicado

2025-05-16