INELE – PROGRAMA DE INSTRUÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA LEITURA E ESCRITA
EFEITOS NA CURVA DE APRENDIZAGEM E EXPRESSÃOGRÁFICA
Palavras-chave:
Educação, curva de aprendizagem, memória auditivo verbal, criatividade gráficaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do Programa de Instrução Neuropsicológica da Leitura e Escrita (INELE), no desenvolvimento da curva de aprendizagem verbal e da expressão gráfica de alunos do ensino fundamental. Realizada com abordagem quase-experimental, a investigação abrange estudantes de 7 a 9 anos em uma escola pública do Sul de Minas Gerais. O estudo utiliza os instrumentos RAVLT, para avaliar memória auditiva verbal, e HTP para explorar criatividade e habilidades gráficas. Dividida em três etapas, a pesquisa avalia os participantes antes e depois da aplicação de 20 encontros do programa, organizados em módulos que abordam consciência fonológica, fluência e compreensão de leitura. Espera-se que os resultados demonstrem melhorias significativas em habilidades cognitivas, pedagógicas e psicossociais, validando o INELE como uma intervenção eficaz e adaptada às demandas educacionais contemporâneas.