A INVESTIGAÇÃO ACADÊMICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA NO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE A INVESTIGAÇÃO ACADÊMICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ATIVA NO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Autores

Palavras-chave:

Administração., investigação acadêmica, iniciação científica, pedagogia ativa

Resumo

A pesquisa reflete sobre a investigação acadêmica no bacharelado em administração e administração pública, nos cursos de Niterói, Macaé e Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco em sua atuação como prática pedagógica de aprendizagem ativa. O objetivo é discutir os impactos da investigação acadêmica, dentro do escopo da iniciação científica, na formação acadêmica e profissional. Para atingir este objetivo, utilizamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) como objeto de estudo de caso. A metodologia é qualitativa e descritiva, para analisar o tema sob a luz da teoria da pedagogia da autonomia e da educação pela pesquisa. Os resultados demonstram o crescente impacto da estratégia para uma maior especialização na construção do conhecimento pelos alunos do bacharelado que compõem o corpus de análise, no período de 2008 a 2025.

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Publicado

2025-05-17