INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Práticas pedagógicas, Tecnologia educacional, Inovação, Educação contemporânea

Resumo

A inserção da Inteligência Artificial (IA) na educação tem promovido uma transformação significativa nas práticas pedagógicas, redefinindo a relação entre professores, estudantes e conhecimento. Este resumo expandido discute as potencialidades e os desafios da IA como ferramenta educacional, a partir da análise de dois estudos recentes e outras contribuições relevantes da literatura nacional. Observa-se que, embora a IA ofereça possibilidades de personalização do ensino, automação de tarefas e ampliação do acesso à informação, ainda existem barreiras estruturais, epistemológicas e éticas que dificultam sua implementação plena nas escolas brasileiras. A partir de uma abordagem crítica e reflexiva, o texto propõe caminhos para uma educação mais inovadora, inclusiva e alinhada às exigências da sociedade digital.

Downloads

Publicado

2025-05-16