USO DE TECNOLOGIAS OFFLINE NA EDUCAÇÃO

UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM PLICKERS

Autores

Palavras-chave:

plickers, aprendizagem, tecnologias offlines

Resumo

Este estudo descreve uma experiência de professores docentes da rede básica com tecnologias educativas que não dependem da internet, com ênfase para o aplicativo plickers em escolas públicas na 4ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. Tendo em vista as atuais limitações ao uso de telefones celulares nas escolas, a proposta está alinhada com a procura por abordagens que preservem a modernização do ensino sem necessitar que os alunos estejam conectados. Com base em vivências reais, o método adotado tem o objetivo de propor um conjunto de aulas usando plickers com intuito na melhoria significativa da aprendizagem em matemática dos estudantes participantes. Os resultados obtidos durante a execução da atividade foram essenciais para ambos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Destarte, mesmo em situações com restrições do uso de smartfones, foi possível oferecer tecnologias offlines, que permitiram a construção e individualização do aprendizado com o aplicativo citado.

Biografia do Autor

Fagner da Silva Lima, UFCG

Mestre (2018) em matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPB. Especialização (2016) em Neuropedagogia e Psicanálise, com ênfase em problemas de dificuldade em aprendizagem na Matemática, Especialização em Docência e Práticas de Ensino em Matemática (2023), Especialização em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabaho (2023), Especialização em tecnologias Aplicadas a Educação(2023), atualmente cursa Especialização em Educação Matemática. Possui Graduação (2013) em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), é aluno de Pedagogia/EAD pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Foi professor em escolas públicas de nível fundamental, durante 2 anos. E há mais de 10 anos leciona no ensino médio. Foi presidente da ONG-Nova Baraúna no biênio de 2014-2016 e também já atuou como professor Substituto da UFCG (2015-2016), participou Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como estudante (2011-2013) e como Supervisor (2023-2024). Fascinado pelo ensino de Matemática, adota várias metodologias de ensino e na maioria das vezes usa tradicional, com características humanistas de ensino-aprendizagem. Atualmente é professor efetivo da rede estadual da Paraíba, atuando na ECI EEM Prefeito Severino Pereira Gomes, na cidade de Baraúna-PB.

Bosoerg Pereira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Educador brasileiro com formação em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - Campos Cuité - e mestrado pela Universidade Federal da Paraíba. Com experiência docente em ensino fundamental, médio e superior, atuou em instituições como a Universidade Federal de Campina Grande, lecionando disciplinas de álgebra, geometria e variáveis complexas. Além disso, participou de cursos de formação para professores e eventos focados em inovação e robótica educacional, integrando tecnologia e metodologias modernas na educação. Recentemente, exerce função de Consultor Regional na 4 Gerência Regional de Educação e já atuou como consultor de gestão das Escolas Cidadã Integral . Bosoerg também se envolveu em projetos de monitoria e nivelamento para alunos de matemática e publicou sequências didáticas voltadas para estudantes e professores da rede estadual da Paraíba, destacando seu compromisso com a melhoria contínua da educação básica.

Downloads

Publicado

2025-05-16