A UTILIZAÇÃO DAS BARRAS DE NAPIER COMO RECURSO DIDÁTICO

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NUMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bianca Nunes Pereira Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri
  • Felismina Dalva Teixeira Silva Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri https://orcid.org/0000-0002-6623-2846

Palavras-chave:

Barras de Napier, Multiplicação, Recurso Didático

Resumo

O uso de materiais concretos no ensino de matemática nos anos iniciais e finais, é extremamente relevante conforme apontado por Piaget (1972), e nesta pesquisa as Barras de Napier são propostas para facilitar a compreensão da multiplicação. Este trabalho é parte do projeto de pesquisa de Conclusão de Curso de Licenciatura em Matemática em andamento e intitulado “A UTILIZAÇÃO DAS BARRAS DE NAPIER COMO RECURSO DIDÁTICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NUMA TURMA DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”. O objetivo deste recorte é apresentar a relevância da pesquisa e a importância dessa ferramenta para o ensino de multiplicação. O objetivo da pesquisa é analisar o uso das Barras, explorar seus conceitos e história, representar operações graficamente e avaliar a compreensão dos alunos sobre multiplicação por meio do uso das barras. Trata-se de uma pesquisa com os alunos de 11 e 12 anos matriculados na turma do 6º ano de uma escola pública. A metodologia é composta por uma pesquisa bibliográfica e pela pesquisa de campo em que os dados serão coletados numa oficina para os alunos. A técnica de coleta é a observação assistemática e o instrumento que melhor atende ao objetivo é um questionário. Os primeiros resultados mostram que além de potencialmente contribuir para o ensino da multiplicação, a utilização das barras de Napier explora a história da matemática, enfatizando a relevância cultural e histórica dos sistemas numéricos antigos.

 

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Publicado

2025-05-16