EVASÃO ESCOLAR FRENTE À RACIONALIDADE NEOLIBERAL

OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Alice Lussani Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Neoliberalismo, Política, Educação

Resumo

 O estudo tem como objetivo compreender a evasão escolar no Brasil sob a ótica da racionalidade neoliberal. Trata-se de uma perspectiva política e ética acerca do contexto educacional brasileiro, que se revela preocupante no que tange a evasão dos estudantes. Por isso, a problemática da investigação se origina do seguinte questionamento: Há que se deve a evasão escolar brasileira tendo como base a racionalidade neoliberal? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados documental e de abordagem qualitativa. Em decorrência disso, os resultados indicaram fragilidades nas ações e nas implementações das políticas públicas de enfretamento à erradicação do trabalho infantil da permanência de estudantes na escola. Conclui-se que a evasão escolar é um desafio que afeta negativamente a sociedade como um todo, pois priva os jovens de oportunidades educacionais, limita suas perspectivas futuras, contribui para a reprodução da desigualdade social e dificulta o desenvolvimento socioeconômico de um país.

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Publicado

2024-12-02