EVASÃO ESCOLAR FRENTE À RACIONALIDADE NEOLIBERAL
OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL NO BRASIL
Palavras-chave:
Evasão Escolar, Neoliberalismo, Política, EducaçãoResumo
O estudo tem como objetivo compreender a evasão escolar no Brasil sob a ótica da racionalidade neoliberal. Trata-se de uma perspectiva política e ética acerca do contexto educacional brasileiro, que se revela preocupante no que tange a evasão dos estudantes. Por isso, a problemática da investigação se origina do seguinte questionamento: Há que se deve a evasão escolar brasileira tendo como base a racionalidade neoliberal? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados documental e de abordagem qualitativa. Em decorrência disso, os resultados indicaram fragilidades nas ações e nas implementações das políticas públicas de enfretamento à erradicação do trabalho infantil da permanência de estudantes na escola. Conclui-se que a evasão escolar é um desafio que afeta negativamente a sociedade como um todo, pois priva os jovens de oportunidades educacionais, limita suas perspectivas futuras, contribui para a reprodução da desigualdade social e dificulta o desenvolvimento socioeconômico de um país.