TECNOLOGIA DIGITAL E O SISTEMA BRAILE

O ACESSO DA LEITURA E ESCRITA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO COLABORATIVO

Autores

  • margit ruela Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ariangelo Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Braile, aprendizagem, deficiência visual, ensino colaborativo, inclusão digital

Resumo

O seguinte projeto propõe analisar as problemáticas existentes nas práticas pedagógicas e didáticas do ensino aprendizagem da criança com deficiência visual e dos docentes do ensino fundamental I da Escola Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto no município de Marechal Cândido Rondon- Paraná, no que tange a alfabetização da leitura e escrita braile. Como instrumento para coleta de dados e análises, foi realizado um questionário através do Google Forms, com o propósito de obter informações sobre o conhecimento do ensino braile frente à inclusão deste público. A análise dos dados será a construção de um diálogo entre a problemática suscitada, a literatura e os objetivos do trabalho. A partir disso, a pesquisa abordará a educação inclusiva, o ensino colaborativo e o sistema braile, visando a tecnologia como principal método a ser utilizado, levando em conta o acesso, a aplicabilidade e a utilização de um Software para alunos da deficiência visual e docentes, no que tange a alfabetização através da leitura e escrita braile. Após investigação das possibilidades da aplicabilidade do ensino braile no formato digital, alunos e professores poderão utiliza-lo como recurso pedagógico em qualquer espaço. Propõe-se também, orientações para os professores na perspectiva da inclusão, o ensino colaborativo, trocas de experiências para construir junto com as ferramentas mecanismos eficazes junto ao aluno com deficiência visual. A pesquisa em questão se caracteriza como um estudo de natureza exploratória e descritiva de caráter qualitativo, a mesma encontra-se em andamento, estudo e análise.

 

Biografia do Autor

Ariangelo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1986), graduação em Bacharelado Em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Automação Agrícola(Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2007). Professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa atuando na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Software Básico, principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, automação, sistema embarcados e lógica fuzzy. No âmbito administrativo da Universidade Estadual de Ponta Grossa responde pela Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos e ministra aulas para o curso de Engenharia de Computação. Na área acadêmica também faz parte do quadro de professores permanentes do Mestrado em Informática Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2024-12-02