TECNOLOGIA DIGITAL E O SISTEMA BRAILE
O ACESSO DA LEITURA E ESCRITA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E O ENSINO COLABORATIVO
Palavras-chave:
Braile, aprendizagem, deficiência visual, ensino colaborativo, inclusão digitalResumo
O seguinte projeto propõe analisar as problemáticas existentes nas práticas pedagógicas e didáticas do ensino aprendizagem da criança com deficiência visual e dos docentes do ensino fundamental I da Escola Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto no município de Marechal Cândido Rondon- Paraná, no que tange a alfabetização da leitura e escrita braile. Como instrumento para coleta de dados e análises, foi realizado um questionário através do Google Forms, com o propósito de obter informações sobre o conhecimento do ensino braile frente à inclusão deste público. A análise dos dados será a construção de um diálogo entre a problemática suscitada, a literatura e os objetivos do trabalho. A partir disso, a pesquisa abordará a educação inclusiva, o ensino colaborativo e o sistema braile, visando a tecnologia como principal método a ser utilizado, levando em conta o acesso, a aplicabilidade e a utilização de um Software para alunos da deficiência visual e docentes, no que tange a alfabetização através da leitura e escrita braile. Após investigação das possibilidades da aplicabilidade do ensino braile no formato digital, alunos e professores poderão utiliza-lo como recurso pedagógico em qualquer espaço. Propõe-se também, orientações para os professores na perspectiva da inclusão, o ensino colaborativo, trocas de experiências para construir junto com as ferramentas mecanismos eficazes junto ao aluno com deficiência visual. A pesquisa em questão se caracteriza como um estudo de natureza exploratória e descritiva de caráter qualitativo, a mesma encontra-se em andamento, estudo e análise.