MÉTODO DE ENSINO ADAPTATIVO E PLATAFORMAS
REFLETINDO SOBRE AS SUAS CARACTERÍSTICAS
Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Plataformas Digitais, Aprender e EnsinarResumo
Este trabalho foi realizado a partir do levantamento bibliográfico sobre as características do ensino adaptativo e das suas plataformas, analisando os aspectos pedagógicos do deste método e comparando três plataformas que utilizam esta metodologia de ensino: Khan Academy, GeeKie e a Duolingo. Para tanto, este estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica documental de literatura, de caráter exploratório qualitativo. Como resultados esperados, temos que este ensino é um modelo que faz recomendações de atividades compatível com o perfil do estudante, realizando deste modo, uma personalização. Já as plataformas, guardam o perfil de cada aluno, que detém elementos de como individualizar cada parte da experiência deste, fornecendo respostas em tempo real e se adequado ao ritmo de aprendizado de cada estudante. As plataformas analisadas mostraram como a tecnologia digital potencializou o ensino, tornando-o mais eficiente. Neste contexto, percebemos que este método de ensino tem como algumas de suas características: a personalização do aprendizado voltado para as necessidades individuais do estudante, o uso de diferentes estratégias de ensino, maior produção de conteúdo e respeito aos ritmos e aos tempos de aprendizagem dos estudantes. Já as plataformas fazem uso de tecnologias de algoritmos digitais para coletar e analisar dados sobre o estudante e adapta os conteúdos do curso ao ritmo e ao perfil de aprendizado de cada aprendiz, o que favorece tanto a motivação, quanto a atenção destes. A comparação entre as três plataformas, mostrou que a inteligência artificial já está sendo usada hoje e não se limita a apenas uma única disciplina, mas a várias, abarcando vários níveis de ensino, como o ensino fundamental, médio e superior.