A PEDAGOGIA DA TRADUÇÃO DE MÚSICAS

Autores

  • Aldinéia Salete de Almeida Unoesc

Palavras-chave:

Pedagogia visual, Tradução, Música, Libras, Surdo

Resumo

Esta reflexão parte da pessoa surda como protagonista de uma educação inclusiva. Por isso, destaca-se que através da pedagogia visual, ou seja, baseada nas experiências visuais da comunidade surda, as traduções sao realizadas de forma intersemiótica com descrições imagéticas, fazendo com que o surdo possa entender a ligação entre o significante e o significado desenvolvendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Partindo de um contexto que abrange o universo sonoro: o problema pesquisado é como incluir o surdo dentro da esfera musical? O surdo reage à música expressando a sua musicalidade através da captação de vibrações das ondas sonoras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa, apoiada em literaturas específicas de acordo com o tema tratado, trazendo em si toda uma discussão que prioriza a inclusão do surdo no universo sonoro, possibilitando a interação com expressividade corpórea vivenciando a musicalidade. Como resultados parciais, é observado na pessoa surda desenvoltura e clareza na sua expressão corporal que a vibração da música proporciona desenvolvendo a sua atenção cognitiva utilizando os recursos de língua de sinais.

Downloads

Publicado

2024-09-25