ANÁLISE DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS (IDEIA) DO MUNICÍPIO DE SOBRAL

Autores

  • CLAUDIA ROSANE MOREIRA SILVA Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ciências, Currículo, Ensino

Resumo

A transformação do ensino de ciências na cidade de Sobral, Ceará, por meio da implementação do currículo IDEIA e dos laboratórios FabLearn em parceria com a Fundação Lemann necessitou de estratégias para sua implementação. O objetivo é analisar o conteúdo do currículo IDEIA de Ciências, destacando sua estrutura e abordagem pedagógica. O estudo adota uma metodologia descritiva e documental, com análise do currículo IDEIA e revisão de literatura pertinente. Os resultados revelam uma ênfase significativa nos eixos de Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo, além do eixo de Projetos Geradores. A distribuição dos conteúdos busca alinhar-se com os padrões da BNCC, visando uma abordagem mais integrada e contextualizada. Conclui-se que o currículo IDEIA representa uma oportunidade de transformação no ensino de ciências, promovendo uma aprendizagem mais significativa e centrada no aluno.

Downloads

Publicado

2024-08-22