INFLUÊNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Milena Souto de Araújo UFRN

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Educação infantil, Leitura, Educação

Resumo

A biblioteca escolar constitui um instrumento precioso no processo educacional do cidadão, uma força e um fator impulsor da educação. Objetiva-se, apresentar uma reflexão acerca da influência da biblioteca escolar na formação leitora da educação infantil. Circunscrita ao ensino básico, a biblioteca escolar constitui elemento fundamental no âmbito do acesso ao livro, a leitura, a informação e ao conhecimento culturalmente construído, projetando-se nos diversos níveis da vida intelectual e profissional dos indivíduos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de ensaio teórico reflexivo, realizado com aparo de uma revisão bibliográfica realizada a fim de responder ao objetivo proposto. Com isso, a biblioteca escolar apresenta-se como um recurso indispensável para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizado e formação do educando. Os resultados do estudo apontam para as potencialidades da biblioteca escolar que culminam em melhoria do processo de ensino-aprendizagem, estimulo ao senso crítico, efetivação da comunicação, fortalecimento da argumentação e ampliação de conhecimentos. Ressalta-se que a melhoria do processo de ensino-aprendizagem se dá de forma transversal, acontecendo de forma interdisciplinar desde a mais tenra idade e ao longo da vida.

Biografia do Autor

Milena Souto de Araújo, UFRN

Estudante do curso de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Técnica em Comércio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2024-09-02