INFLUÊNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Educação infantil, Leitura, EducaçãoResumo
A biblioteca escolar constitui um instrumento precioso no processo educacional do cidadão, uma força e um fator impulsor da educação. Objetiva-se, apresentar uma reflexão acerca da influência da biblioteca escolar na formação leitora da educação infantil. Circunscrita ao ensino básico, a biblioteca escolar constitui elemento fundamental no âmbito do acesso ao livro, a leitura, a informação e ao conhecimento culturalmente construído, projetando-se nos diversos níveis da vida intelectual e profissional dos indivíduos. Nesse sentido, a presente pesquisa trata-se de ensaio teórico reflexivo, realizado com aparo de uma revisão bibliográfica realizada a fim de responder ao objetivo proposto. Com isso, a biblioteca escolar apresenta-se como um recurso indispensável para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizado e formação do educando. Os resultados do estudo apontam para as potencialidades da biblioteca escolar que culminam em melhoria do processo de ensino-aprendizagem, estimulo ao senso crítico, efetivação da comunicação, fortalecimento da argumentação e ampliação de conhecimentos. Ressalta-se que a melhoria do processo de ensino-aprendizagem se dá de forma transversal, acontecendo de forma interdisciplinar desde a mais tenra idade e ao longo da vida.