POETIGRAFIAS DA EDUCAÇÃO

ADENSANDO UMA PESQUISA CRIADORA COM ARTE

Autores

  • Alberto Coelho Instituto Federal Sul-riograndense

Palavras-chave:

arte contempoânea, docência, pesquisa em educação, prática poetigráfica

Resumo

Este resumo organiza os dados de uma pesquisa que vem sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, do IFSul/ campus Pelotas, na linha de pesquisa 2 Intervenções no espaço-tempo da Educação Básica: filosofia, arte e tecnologias. Tal pesquisa objetiva problematizar o acesso aos saberes que se movimentam nas práticas poetigráficas que são oferecidas em aulas-ateliers, realçadas as forças ativas das Artes Visuais, para trabalhar duas circunstâncias distintas: uma na formação de professores e outra na pesquisa em Educação. A metodologia segue as pistas da Cartografia, com ela assume-se uma atitude que agrimensa um território por agenciamentos de matérias de conteúdo e expressão, o qual emerge da experiência com arte por uma conduta poética/ poiesis. Resultados e discussões: as práticas poetigráficas realizadas nas aulas-ateliers atendem questões de pesquisa mediante procedimentos que movimentam uma zona de vizinha que chamo de “entre” Educação e Arte, onde os saberes reencontram a vontade de potência da vida em sua condição poética criadora, desalinhando a arbitrariedade dos limites impostos por generalizações e conceitos universais. Conclusões do trabalho: destaco as reflexões realizadas até o momento quanto a argumentos que situam o campo da Educação no sonho, no inédito, no desejo. As forças trabalhadas em um plano de composição rizomático, que joga com o inusitado como ingrediente para a invenção, tem mostrado outras condições possíveis para a Educação (formação docente e pesquisa), principalmente por se tratar de atos de criação afetados pelos signos artísticos. Neste contexto, portanto, poetigrafar é experimentar no corpo imagem e palavra, visualidades e enunciados, produzindo e produzindo-se por signos.

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Publicado

2024-09-02