VERIFICAÇÃO DE SIMULAÇÕES INTERATIVAS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Érica Silva Mascarenhas FAMEESP
  • Albert Wendler Lemos Serra UEFS

Palavras-chave:

Habilidades Cognitivas, Ensino De Física, Simulações Interativas

Resumo

Aborda a utilização de novas tecnologias, como simulações interativas, realidade virtual e jogos educativos, no ensino de física, visando melhorar o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos. Objetivo: Explorar o impacto dessas tecnologias no desenvolvimento cognitivo durante o aprendizado de física. Metodologia: envolve uma revisão sistemática da literatura, focada em estudos publicados em periódicos especializados. Resultados e Discussão: A literatura abordada mostra que simulações interativas e ambientes de realidade virtual são eficazes na melhoria da compreensão de fenômenos físicos abstratos. A análise também destaca o papel positivo de estratégias metacognitivas no aprendizado com simulações. Conclusão: enfatiza que as tecnologias contribuem para o aumento do desempenho acadêmico e do interesse dos alunos em física. Porém, ressalta-se que as tecnologias são complementares ao papel do professor, exigindo planejamento pedagógico e investimentos em capacitação docente e infraestrutura tecnológica para serem efetivas no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na promoção de uma aprendizagem significativa em física.

Downloads

Publicado

2024-09-02