ARTE NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
ARTE, EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚLTIPLAS LINGUAGENSResumo
Resumo
O estudo apresenta um diálogo entre as múltiplas linguagens através da Arte no cotidiano da Educação Infantil. Teve como objetivo proporcionar e validar o protagonismo das crianças, através das diferentes formas de expressão. As vivências relatadas no texto foram realizadas em uma Creche comunitária localizada no município de Caucaia/CE, com duas turmas: uma formada por bebês de 1 ano e a outra com crianças pequenas de 3 anos. A metodologia consistiu na abordagem qualitativa, fundamentada numa revisão narrativa e descritiva de literatura tendo como referencial os seguintes autores: Barbieri (2012), Brasil (1998), Caucaia (2022), Friedmann (2020), Bueno (2018). Considerando a criança como um ser que pode se expressar de diferentes formas, a Arte possibilita perceber e vivenciar as múltiplas linguagens. Pode-se concluir que a Arte é uma linguagem fundamental na infância, viva e pulsante no cotidiano dos bebês e crianças, ajuda a enriquecer a compreensão de mundo, estimula a criatividade, promove a comunicação e proporciona meios para expressar emoções e pensamentos complexos.
Palavras-chave: Arte; Educação Infantil; Múltiplas Linguagens.
Área Temática: Educação Infantil e Alfabetização