ADAPTAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DURANTE O ENSINO EMERGENCIAL REMOTO
Palavras-chave:
Ensino emergencial remoto, Pandemia, Formação docenteResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os desafios e as estratégias de formação de professores durante o ensino emergencial remoto. A pesquisa utilizou uma revisão integrativa, sob o levantamento de artigos no Google Acadêmico e SciELO. Critérios de inclusão foram definidos para a seleção dos artigos, os quais deveriam ser publicados entre 2020 e 2023, de origem brasileira e escritos em língua portuguesa, abordando temas relacionados à adaptação pedagógica e tecnológica no contexto do ensino emergencial remoto. Os dados foram analisados em duas etapas: inicialmente, títulos e resumos foram examinados para relevância, seguidos de uma leitura completa dos artigos selecionados, resultando em uma amostra final de três artigos. Como resultado, os estudos revelaram a importância da preparação e atualização dos professores para enfrentar os desafios do ensino emergencial remoto durante a pandemia de COVID-19. Além de destacar lacunas na preparação tecnológica, observou-se a necessidade de considerar aspectos humanos na formação docente. Enquanto escolas privadas reconhecem a importância da formação dos professores, instituições públicas carecem de apoio institucional. Assim, estratégias como reflexão, diálogo e compartilhamento de boas práticas são essenciais para uma formação eficaz. Os desafios enfrentados pelos docentes, como sobrecarga de trabalho e falta de interação, ressaltam a necessidade de abordagens inclusivas na formação.